quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Atividade 1.1

“A sociedade da aprendizagem e os desafios de converter informações em conhecimento"
                                                                                   Juan Ignácio Pozo

     A cada dia surgem novas tecnologias de comunicação e informação na sociedade. As crianças desde pequenas já aprende a “mexer” nessas novidades, por isso surge à necessidade da escola acompanhar estes avanços. Entretanto podemos observar a dificuldade do educando em aprender o que a sociedade exige em concursos, ENENS, etc. Acostumados encontrar tudo pronto em apenas poucos clics.
     Hoje as crianças tomam a maior parte de seu tempo com as tecnologias, deixando a s coisa da infância de lado, bem como as brincadeiras ao ar livre, crescendo o numero de obesos, desanimados. Não gostam de estudar, de ler, apenas se comunicam em redes sociais, onde aprendem a escrever com abreviações, tornando um vício de linguagem na escrita, onde não conseguem distinguir o a hora certa de escrever tais escritas.
    A partir do que conhecemos e dominamos,  poderemos  reformular o conhecimento , recriar possibilitando novas aprendizagens aos nossos educando. Aprendendo  que as tecnologias de informação estão ampliando conhecimentos de forma global e por várias estratégias, desde que a usamos de maneira adequada ,também como ferramenta de aprendizagem escolar.
    Segundo Pozo o intuito desta abrangência é “formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática”. Sendo assim, todo o povo pode ser ativo e participante do processo democrático em que vive nosso país, expondo suas ideias e agindo com consciência. Isto nos possibilita a participar, discutir e analisar as situações que nos são oferecidas e verificar a veracidade dos assuntos que nos apresentam. Não podemos confiar em tudo que nos é apresentado.


Arlete Ribeiro de Souza


Um comentário:

  1. Gostei muito do seu texto, a função do professor nada mais é do que fazer do aluno um ser crítico e reflexivo, para que possa participar com eficiência do processo democrático da sociedade em que vive.

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