“A sociedade da
aprendizagem e os desafios de converter informações em conhecimento"
Juan Ignácio Pozo
A cada dia surgem novas tecnologias de
comunicação e informação na sociedade. As crianças desde pequenas já aprende a
“mexer” nessas novidades, por isso surge à necessidade da escola acompanhar
estes avanços. Entretanto podemos observar a dificuldade do educando em
aprender o que a sociedade exige em concursos, ENENS, etc. Acostumados
encontrar tudo pronto em apenas poucos clics.
Hoje as crianças tomam a maior parte de
seu tempo com as tecnologias, deixando a s coisa da infância de lado, bem como as
brincadeiras ao ar livre, crescendo o numero de obesos, desanimados. Não gostam
de estudar, de ler, apenas se comunicam em redes sociais, onde aprendem a
escrever com abreviações, tornando um vício de linguagem na escrita, onde não
conseguem distinguir o a hora certa de escrever tais escritas.
A partir do que conhecemos e dominamos, poderemos reformular o conhecimento , recriar
possibilitando novas aprendizagens aos nossos educando. Aprendendo que as tecnologias de informação estão
ampliando conhecimentos de forma global e por várias estratégias, desde que a
usamos de maneira adequada ,também como ferramenta de aprendizagem escolar.
Segundo Pozo o intuito desta abrangência é “formar cidadãos para uma
sociedade aberta e democrática”. Sendo assim, todo o povo pode ser ativo e
participante do processo democrático em que vive nosso país, expondo suas
ideias e agindo com consciência. Isto nos possibilita a participar, discutir e
analisar as situações que nos são oferecidas e verificar a veracidade dos
assuntos que nos apresentam. Não podemos confiar em tudo que nos é apresentado.
Arlete Ribeiro de Souza
Gostei muito do seu texto, a função do professor nada mais é do que fazer do aluno um ser crítico e reflexivo, para que possa participar com eficiência do processo democrático da sociedade em que vive.
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